16 de Novembro de 2023
O impacto dos headsets na comunicação empresarial
No mundo dos negócios, a busca contínua das empresas pelo aumento na lucratividade nas suas operações é perseverante. O intuito é obter melhores resultados com a comunicação empresarial, com base na própria estrutura ou por investimentos menores, otimizando processos administrativos e produtivos, e aprimorar a qualidade e eficiência do trabalho dos colaboradores, capacitando-os e envolvendo-os nas suas atribuições.
Entenda melhor todos os impactos positivos do uso de headsets na comunicação empresarial.
Comunicação empresarial: entenda o conceito
A comunicação empresarial, muitas vezes, referida como comunicação corporativa ou integrada, engloba todos os procedimentos de comunicação que estabelecem a conexão entre a empresa e seu público, composto de clientes e funcionários, tanto internos quanto externos. É considerada um componente estratégico de destaque nas empresas atualmente.
Objetivos e importância da comunicação empresarial
Pela comunicação empresarial, identifica-se e aprimora-se a mensagem mais adequada e o meio mais eficaz para alcançar os públicos da empresa, abrangendo colaboradores e clientes.
O resultado são mudanças de percepção e comportamento em relação à marca, na influência de decisões, na orientação dos colaboradores para os objetivos organizacionais, na resolução de conflitos internos e em muitas outras situações.
Além disso, o propósito da comunicação empresarial também é apoiar os gestores e líderes na resolução de problemas e no enfrentamento dos desafios cotidianos enfrentados pelas empresas durante sua trajetória.
Entenda melhor.
Comunicação interna
Se a comunicação com os próprios colaboradores da empresa não funcionar, as interações com o público-alvo da marca também não alcançarão bons resultados.
Por essa razão, o primeiro pilar da comunicação empresarial é a comunicação interna.
A comunicação interna é extremamente relevante às empresas, pois é responsável por promover a integração da equipe e alinhar o discurso organizacional.
É estratégica ao conectar os funcionários e gestores, assegurar a compreensão dos objetivos do negócio por todos os colaboradores e fortalecer a cultura organizacional.
Comunicação externa
A dimensão externa da comunicação empresarial engloba todas as estratégias e iniciativas voltadas ao relacionamento com as partes externas, sem se limitar a uma única persona, mas abrange diversos públicos:
- Autoridades governamentais;
- Clientes;
- Concorrentes;
- Fornecedores;
- Influenciadores;
- Investidores;
- Mídia;
- Organizações sociais;
- Parceiros;
- Potenciais clientes;
- E a sociedade em geral.
Comunicar-se com essa diversidade de públicos requer naturalmente uma variedade de canais e abordagens.
Afinal, a maneira como uma organização se comunica com seus clientes difere substancialmente do modo como se relaciona com o público, em conteúdo, tom de voz ou formatos.
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Qual é o impacto dos headsets na produtividade da empresa?
Estudos comprovam que a produtividade dos profissionais que utilizam headsets na comunicação aumenta em até 43%. Não à toa, inúmeras empresas passaram a adotar essa ferramenta, visando à obtenção de melhores resultados.
Fundamentalmente, o headset facilita a execução de várias tarefas ao mesmo tempo em que se fala ao telefone. Em outras palavras, o usuário transforma-se em profissional multitarefa, agregando mais valor ao seu trabalho, contribuindo efetivamente com a lucratividade e produzindo mais em menos tempo.
Além da alta produtividade, este mesmo estudo a respeito dos benefícios da utilização de headsets apontou a diminuição de casos de lesões físicas e de casos de afastamentos de profissionais usuários desse aparelho.
O headset é projetado para que a transmissão e a recepção do áudio ocorram da melhor maneira possível, com alta qualidade sonora, conforme padrões e normas internacionais, proporcionando extremo conforto, bem-estar e segurança aos usuários. Verificou-se também que profissionais que usam headsets apresentam mais disposição durante toda a jornada de trabalho, o que também contribui para bons resultados.
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Surgimento dos headsets
O primeiro headset surgiu em 1910, na Califórnia, Estados Unidos, na Universidade de Stanford. Na época, a invenção do headset não foi considerada revolucionária na maneira de comunicar-se via telefone. Com o passar dos anos, e principalmente durante a Primeira Guerra Mundial, os headsets se destacaram, em aviões de combate, na comunicação com as bases de comando.
Daí em diante, o uso dos headsets se intensificou. Assim, foram implantados em órgãos do governo, e na sequência, comercializados como um tipo de aparelho telefônico que substituiria a forma convencional de se comunicar, promovendo benefícios aos usuários, já que aumentou a produtividade e houve diminuição significativa de casos de lesões nas costas e pescoço ocasionadas pela má postura ao falar em aparelhos convencionais.
Benefícios do headset ao colaborador
O uso de headset para empresas proporciona diversos benefícios aos colaboradores, que contribuem significativamente para o sucesso da empresa.
Fortalecimento da marca e imagem empresarial
Os headsets profissionais projetam alta qualidade e profissionalismo, o que fortalece a marca da empresa perante clientes, parceiros e concorrentes.
Engajamento dos colaboradores
O engajamento dos colaboradores aumenta com utilização de headsets de qualidade. Em razão do conforto e da qualidade de áudio proporcionados por esses dispositivos, o ambiente de trabalho fica mais agradável, estimulando os funcionários a se dedicarem com mais entusiasmo às suas tarefas.
Melhor clima organizacional
Com a comunicação eficiente facilitada pelos headsets, o ambiente de trabalho tende a ser mais harmonioso.
A comunicação clara evita mal-entendidos e conflitos e contribui para melhorar o clima organizacional.
Ampliação dos canais de comunicação digital
Os headsets, muitas vezes, incluem recursos para comunicações digitais, abrindo canais de comunicação eficazes e facilita a colaboração entre equipes, mesmo em ambientes virtuais, essencial na modernidade.
Integração de setores e equipes
A comunicação facilitada e a qualidade do áudio proporcionada por headsets integram diferentes setores e equipes de colaboradores.
Assim, todos se manterão alinhados com os objetivos da empresa, com mais colaboração e produtividade.
Em resumo, os headsets profissionais são uma ferramenta versátil e fundamental, que não apenas aprimora a qualidade da comunicação, mas também contribui para a imagem da empresa e a satisfação dos colaboradores.
Conheça os headsets profissionais da Felitron
Hoje em dia, não apenas call centers optam pela utilização de headsets para promover a comunicação empresarial. Há um número expressivo de empresas, dos mais diversos segmentos, que os utiliza em atendimento a clientes e em outros departamentos administrativos, atendendo às necessidades que eram supridas por aplicações analógicas, digitais, VoIP e wireless.
Especialmente no Brasil, nos últimos cinco anos, foi registrado um aumento de mais de 700% na quantidade de vendas de headsets voltados para utilização em escritórios e home-offices.
Profissionais do setor de Telecom estimam que, nos próximos dois anos, a área de abrangência dos headsets seja ampliada e responda por 20% de todo o mercado de aparelhos de comunicação.
No site, você conhece todas as linhas de headsets profissionais da Felitron. Com certeza, haverá um que atenderá às suas demandas.
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Conheça a Felitron
Com origem Italiana e fundada inicialmente com o sobrenome do seu idealizador Giovanni FIORETTI, nasceu em 1986 em São Paulo - Brasil, como uma empresa fornecedora de componentes para a forte indústria de telefonia daquela década.
Conheça a linha Epko Plus
Projetada com base em 30 anos de experiência, a terceira geração da linha de Headsets Premium da Felitron traz inovações em design, ergonomia, conforto e durabilidade.