15 de fevereiro de 2023
Acabaram os anos em que gestores e profissionais da área empresarial utilizavam “achismos” para definir os rumos do negócio. A intuição deu lugar à modernidade do Business Intelligence, ou somente BI.
Para compreender o que é esse conceito, as vantagens dele aplicado na prática e como as empresas se beneficiam disso, siga acompanhando a leitura até o final. Vamos lá?
O que é Business Intelligence?
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, ter uma visão abrangente dos dados da organização para tomar decisões eficientes e rápidas é fundamental.
O BI possibilita isso, unindo ferramentas tecnológicas, aplicativos e metodologias que coletam informações de fontes internas e externas (como sistemas ERP e CRM, por exemplo) para analisá-las e transformá-las em dados úteis para a gestão.
Após décadas de evolução, hoje, a solução integra recursos capazes de ajudar na elaboração de indicadores empresariais, sejam eles através de relatórios, painéis gráficos, resumos e outros formatos que auxiliam na identificação de oportunidades e riscos.
Qual é a importância do BI?
Não é apenas o gerente ou uma pessoa em específico que pode se beneficiar do BI. É possível aplicar as tecnologias e técnicas dele em diversos setores de uma organização, desde o administrativo, financeiro, marketing e até mesmo no atendimento ao público final.
O Business Intelligence é importantíssimo para que analistas conquistem mais autonomia em suas decisões. Os dados armazenados e estudados também contribuem na identificação de tendências, na mitigação de falhas operacionais e no aumento do lucro.
Outro motivo que reforça essa importância é a segurança das plataformas onde os dados são trabalhados, o acesso ágil a eles e toda a flexibilidade das análises, que se adaptam de acordo com as especificidades de cada negócio.
Na prática, como o Business Intelligence funciona?
Chegou até aqui achando que o BI serve para dizer exatamente o que o gestor deve fazer ou pensa que as ferramentas irão apenas gerar relatórios e gráficos? Não é bem assim… Mas, calma! A gente vai explicar direitinho como funciona o Business Intelligence.
A principal função da tecnologia é possibilitar uma melhor compreensão sobre o cenário atual e histórico da empresa e seus stakeholders. Ela oferece uma perspectiva completa, sem que o profissional precise pesquisar, consultar, integrar e perder tempo com informações nada úteis para a operação.
Os insights valiosos obtidos por meio do BI são o último passo de uma jornada que envolve: coletar, orquestrar e analisar, monitorar e agir.
3 passos do Business Intelligence
Coletar: a ferramenta extrai todas as informações da empresa, como curva de consumo, produtividade, oportunidades, quais clientes têm um melhor relacionamento, etc., coletando e as armazenando em uma plataforma segura.
Orquestrar e analisar: a partir da coleta, a solução realiza a organização em um banco de dados, de maneira com que o visual seja apresentado de forma dinâmica para uma melhor compreensão. Nesta fase, também é realizada a análise das informações.
Monitorar e agir: com dados concretos e definidos, os profissionais responsáveis conseguem acompanhar as informações para saber como, quando e onde agir, sempre tendo acesso aos resultados.
Vale a pena investir no Business Intelligence?
Ao aplicar a metodologia, as empresas não descobrem apenas o que está funcionando bem e está dando certo nos negócios. Também são encontrados gargalos, ineficiências e informações desconexas.
Portanto, investir no BI é sinônimo de uma gestão inteligente com foco total na estabilidade e saúde da organização. De acordo com a Tableau, empresas que implementam o Business Intelligence têm a possibilidade de alcançar um ROI de 127% em 3 anos.
Ainda não está convencido que o investimento vale a pena? Veja no tópico abaixo outras vantagens conquistadas no dia a dia de companhias que apostam nessa solução inovadora.
Conheça 8 vantagens do BI para as empresas!
1 - Identificar custos extras desnecessários;
2 - Descobrir novas oportunidades de negócios;
3 - Adaptações ágeis às transformações do mercado;
4 - Conhecer melhor o próprio negócio;
5 - Facilitar o acesso e compartilhamento de informações;
6 - Reduzir riscos e obstáculos;
7 - Entregar resultados corretos e em tempo hábil;
8 - Obter informações essenciais sobre os clientes.
Qual é a relação dos headsets Felitron com o BI?
Quando o assunto é inovação, pode ter certeza que a Felitron estará envolvida. Sabendo de todos os benefícios que o Business Intelligence oferece às empresas, a nossa startup FLT Lab também conta com essa tecnologia nas soluções.
Aliada à Internet of Things (IoT) e à Artificial Intelligence (AI), transforma os nossos headsets em dispositivos de última geração, possibilitando que o usuário conecte, processe, visualize e gerencie dados em larga escala, tudo em tempo real.
A partir dessa união de forças, a FLT Lab vai além do áudio e promove mais subsídios a companhias de diversos segmentos, principalmente os call centers, potencializando o suporte ao cliente e aperfeiçoando a customer experience, fator incondicional hoje em dia.
Como a Felitron pode auxiliar a sua empresa através de soluções com BI?
Os nossos headsets IoT Experience possuem funcionalidades ideais para o seu negócio. Por meio deles, é possível ter controle do inventário, obter mais qualidade nas chamadas e ainda evitar fraudes por meio da identificação de voz.
Garanta também outras vantagens indispensáveis para manter a sua empresa competitiva, como por exemplo: controle de ativos, de atendimento e de manutenção, mais segurança, maior qualidade de áudio e produtividade.
Conheça mais detalhes dos headsets Felitron e entenda como a FLT Lab pode colocar o seu call center à frente no mercado.
Venha para o futuro conosco.
É mais que headset, é Felitron.
Conheça a Felitron
Com origem Italiana e fundada inicialmente com o sobrenome do seu idealizador Giovanni FIORETTI, nasceu em 1986 em São Paulo - Brasil, como uma empresa fornecedora de componentes para a forte indústria de telefonia daquela década.
Conheça a linha Epko Plus
Projetada com base em 30 anos de experiência, a terceira geração da linha de Headsets Premium da Felitron traz inovações em design, ergonomia, conforto e durabilidade